Prévia da Inflação Avança 0,20% em Novembro e Fica no Teto da Meta
Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.
O IPCA-15 subiu um pouco mais do que o esperado em novembro, de acordo com dados divulgados pelo IBGE nesta quarta-feira (26), mas ainda assim desacelerou no acumulado em 12 meses, marcando o teto da meta perseguida pelo Banco Central.
Em novembro, o IPCA-15 (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15) subiu 0,20%, após alta de 0,18% em outubro e expectativa em pesquisa da Reuters de avanço de 0,18%.
Os dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostram que a taxa acumulada em 12 meses até novembro foi a 4,50%, de 4,94% em outubro, resultado que atinge exatamente o teto do objetivo para a inflação–3,0% medido pelo IPCA, com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para mais ou menos.
O resultado em 12 meses ficou praticamente em linha com a projeção de 4,49% na pesquisa.
No entanto, o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, afirmou na véspera que a instituição não pode perseguir o limite superior da meta de inflação, mas sim o centro do alvo.
Segundo ele, o BC, que vem mantendo a taxa básica de juros em 15%, ainda está insatisfeito com o nível da inflação. A autoridade monetária volta a se reunir para deliberar sobre a política monetária em 9 e 10 de dezembro, com expectativa de nova manutenção da Selic.
Segundo o IBGE, a maior variação e o maior impacto positivo no resultado do IPCA-15 de novembro vieram do grupo Despesas pessoais, com alta de 0,85%. Isso foi influenciado, principalmente, pelos aumentos de preços em hospedagem (4,18%) e pacote turístico (3,90%).
Também exerceu forte pressão a alta de 0,29% de Saúde e cuidados pessoais com o avanço de 0,50% dos planos de saúde. Os custos de Transportes tiveram alta de 0,22%, com as passagens aéreas aumentando 11,87% e compensando a queda de 0,46% dos combustíveis.
O grupo Alimentação e bebidas, que exerce o maior peso no índice, voltou a apresentar avanço dos preços, de 0,09%, após cinco meses de queda, com aceleração da alta de alimentação fora do domicílio a 0,68%.
Segundo a mais recente pesquisa Focus realizada pelo BC, a expectativa de especialistas é de que a inflação termine este ano a 4,45%, indo a 4,18% em 2026.
O post Prévia da Inflação Avança 0,20% em Novembro e Fica no Teto da Meta apareceu primeiro em Forbes Brasil.
#Prévia #Inflação #Avança #Novembro #Fica #Teto #Meta
Observação da postagem
Nosso site faz a postagem de parte do artigo original retirado do feed de notícias do site forbe Brasil
O feed de notícias da Forbes Brasil apresenta as últimas atualizações sobre finanças, investimentos e tendências econômicas. Com análises detalhadas e insights de especialistas, a plataforma aborda tópicos relevantes como mercado de ações, criptomoedas, e inovação em negócios. Além disso, destaca histórias de empreendedores e empresas que estão moldando o futuro da economia. A Forbes também oferece dicas sobre gestão financeira e estratégias para aumentar a riqueza pessoal. Com um enfoque em informações precisas e relevantes, o site se torna uma fonte confiável para quem busca se manter atualizado no mundo financeiro.
Palavras chaves
Prévia da Inflação Avança 0,20% em Novembro e Fica no Teto da Meta
Notícias de finanças
Mercado financeiro hoje
Análise de mercado de ações
Investimentos em 2024
Previsão econômica 2024
Tendências do mercado de ações
Notícias sobre economia global
Como investir na bolsa de valores
Últimas notícias financeiras
Mercado de ações ao vivo
Notícias de economia mundial
Análise de investimentos
Dicas para investir em ações
Previsão de crescimento econômico
Como começar a investir
Análises financeiras atualizadas
Mercado de criptomoedas hoje
Previsão de recessão econômica
Finanças pessoais e investimentos
Notícias sobre bancos e finanças
